TOP

João Cabral comemora os 4 anos de IFRN em São Paulo do Potengi

No dia 2 de outubro de 2013, a presidente Dilma Rousseff inaugurava, em Ceará-Mirim, três campus de Instituto Federais no RN, dentre eles o de São Paulo do Potengi (os outros dois foram o de Ceará-Mirim e o de Canguaretama). Fechava-se ali a 3ª fase de expansão dos Institutos Federais no RN.

De lá pra cá já são pouco mais de 4 anos.  Um dos principais articuladores da luta pela vinda do IF, João Cabral lembra que as discussões pela vinda do IFRN iniciou no Colegiado do Território da Cidadania Potengi, que ele coordenava, ainda em 2008. "A ideia surgiu dentro do Colegiado ainda em 2008. Daí marcamos uma reunião com a, naquele tempo, deputada Fátima Bezerra, que abraçou a causa e foi uma grande articuladora, desde o princípio".

João Cabral lembra que quando surgiu a conversa pela cidade que o Colegiado estava lutando pela vinda do IF para São Paulo do Potengi, as pessoas não acreditavam que era possível. "Achavam que nós estávamos sonhando demais. Não acreditavam".

João Cabral diz que uma importante ação para a vinda do campus para o Potengi foi a justificativa de unificação regional feita pelo Colegiado do Território da Cidadania. "No edital dizia que para receber o IF a cidade teria que ter mais de 40 mil habitantes. Daí nós, do Colegiado, elaboramos uma justificativa que mostrava a proximidade em distância das cidades do Potengi e a grande população regional que passava dos 80 mil habitantes".

"Foi um conjunto de ações pela vinda do Instituto que durou 3 anos. Foram 3 anos de luta, até o anuncio da contemplação em 2011. Em maio de 2012 iniciaram as obras do campus. No dia 2 de outubro foi inaugurado pela presidente Dilma. No dia 19 de outubro foi apresentado a comunidade e logo começou suas atividades". - contou João Cabral.

Cabral lembra que a região que escolheu os cursos. "A própria região escolheu os dois cursos. Foram feitas audiência públicas em todas as cidades da região, e uma última em São Paulo do Potengi. A região definiu que os cursos seriam de Meio Ambiente e Edificações".



No vídeo gravado pela Web TV São Paulo em 2015, João Cabral fala um pouco sobre a conquista e a vinda do IFRN para São Paulo do Potengi. Assista abaixo!


0 comentários: