TOP

FETRAF-RN participa de Seminário Microregional sobre Sementes da Tradição em Apodi /RN


O evento foi promovido pela ASA Potiguar e UERN, sendo realizado nos dias 31/08 e 01/09 de 2017 na cidade de Apodi/RN.

Contou com a presença de 80 participantes, entre eles João Cabral Fetraf-RN, um representante da ASA Ceará, Dep. Estadual Mineiro, várias entidades, muitos agricultores(as) guardiões de sementes.

Na atividade foi discutido a importância dos movimentos  sindical e social, para ajudar na organização de casas de sementes da tradição(crioulas) nas comunidades rurais, também foi  debatido um projeto de lei estadual, que será apresentado pelo o dep. Estadual Mineiro, onde se tornará uma política pública para o RN, o incentivo, a organização e compra das sementes dos agricultores familiares do estado.

É importante lembrar que já faz muito tempo que  o governo do estado, gasta 7 milhões de reais por ano, comprando sementes híbridas  ou transgênicas para distribuir com os agricultores, na maiorias das vezes essas sementes chegam já no fim do período de plantio, ou seja chagam atrasadas.


Um outro fator prejudicial para os agricultores, é que, essas empresas que fornecem as sementes, só pensam em lucrar, por isso no primeiro ano as sementes nascem, crescem e produz, no ano seguinte elas tem dificuldades de geminar e produzir, obrigando aos agricultores adquirir novamente as sementes para plantio. 



  






0 comentários: