TOP

O governo da covardia e da traição


Por Silvério Filho, estudante de Direito

A manhã de hoje, 12 de maio de 2016, entrou para a história política do Brasil no momento em que o Senado Federal instaurou o processo de impeachment e afastou, temporariamente, a Presidente Dilma Roussef, por até 180 dias, assumindo o vice, Michel Temer, as chefias     de estado e de governo do Brasil.
Contudo, embora Temer também tenha sido eleito (quem votou em Dilma, votou nele) e seja, portanto, legítimo para assumir esta função, há diversos problemas morais, éticos e políticos que atingem seu governo desde o início. 

Não entrando no mérito da existência ou não do crime de responsabilidade, assunto técnico demais para ser discutido aqui, o fato é que não só Michel Temer, como todo o PMDB, beneficiaram-se das medidas tomadas por Dilma Roussef, as quais agora são objeto de julgamento por parte do Senado Federal.

É fato, também, que se tiver havido corrupção, e a existência desta corrupção influenciar no processo do impeachment, o PMDB esteve tão ou mais envolvido nela do que o próprio PT. 

É fato, ainda, que se a presidente tomou medidas erradas na gerência do país (e eu acho que tomou), o PMDB participou ativamente delas, como a principal bancada do Congresso a lhes fornecer respaldo. 

É fato, além do mais, que num ato de covardia, o PMDB esperou até o último minuto para deixar os cargos que tinha no Governo Federal, inclusive os ministérios. Há quem diga, aliás, que o próprio Michel Temer beneficiou-se de dados obtidos na época em que Dilma o nomeou como ministro das Relações Institucionais, utilizando-os nas negociações para que o impeachment passasse na Câmara e no Senado. Aproveitou-se da confiança da presidente para agir em benefício seu e do partido. 

Não bastasse tudo isso, Michel Temer há de enfrentar muita dificuldade na implantação das "medidas impopulares" que seu plano governamental propõe, já que o agora presidente tem baixíssima aprovação popular. Também, não era para menos: apesar dos erros do PT, fica difícil para o povo apoiar o governo do PMDB, que carrega em suas costas claras marcas de covardia e traição. 

0 comentários: