TOP

PIBID: Governo garante continuidade do programa

Clique para obter Opções

Durante audiência pública para debater a atual situação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), a senadora Fátima Bezerra (PT-RN) conseguiu a suspensão do ofício nº 2/2016 da Capes, que cancelava a prorrogação das bolsas de iniciação à docência, e a efetivação de um grupo de trabalho composto pelo Ministério da Educação, pelo Fórum Nacional dos coordenadores Institucionais do PIBID, pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e por parlamentares, para debater a continuidade do programa.
A audiência foi bastante representativa, com a lotação de quatro plenários das comissões do Senado, mais de 250 participações interativas, por meio de E-cidadania, centenas de telefonemas para o Alô Senado, e a presença de 24 parlamentares (senadores e deputados).
Segundo o secretário de Educação Superior do Ministério da Educação, Jesualdo Pereira Farias, não existe nenhuma iniciativa de extinção do programa. “Não há por parte do MEC nenhuma determinação de se acabar com o PIBID. O ministério quer melhorar o programa e aumentar o número de escolas. Iremos priorizar aquelas escolas com os piores índices e, no segundo semestre, teremos novos editais de bolsa”, informa.
Para a senadora Fátima Bezerra, a audiência foi muito importante no sentido de dar continuidade e fortalecer o programa. “O movimento ‘Fica PIBID’ saiu vitorioso. É importante destacar a energia dos professores e dos estudantes em defesa do programa. A luta pela cidadania passa, em primeiro lugar, pelo direito à educação e tem que ser efetivada por meio de programas como o PIBID”, ressaltou.
A Presidenta do Fórum Nacional dos Coordenadores Institucionais do PIBID, Alessandra Santos de Assis, afirmou que, durante a audiência, foi possível perceber claramente uma convergência intensa e suprapartidária na defesa do programa. “Hoje foi um dia histórico. Não tenho nem adjetivos para descrever. Essa é uma conquista da valorização dos docentes e da garantia de uma educação de qualidade para todos”, destacou.
Os benefícios do programa foram ressaltados por todos os participantes da audiência. O ex-presidente do Conif, o reitor Belchior de Oliveira Rocha, destacou que 200 ex-alunos do Instituto Federal do Rio Grande do Norte passaram no concurso de professores do estado e a grande maioria era bolsista do PIBID.
No final da audiência, foi entregue um abaixo-assinado com mais de 100 mil assinaturas em defesa do PIBID, além de cinco mil cartas de apoio de escolas públicas e duas mil, de conselhos e instituições. Participaram, também, da audiência, o membro da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação – CNE, Luiz Fernandes Dourado, professores, bolsistas e coordenadores do programa de todos os estados.

0 comentários: