TOP

João Cabral participa da solenidade dos 60 anos da extensão rural no RN

Coordenador geral da FETRAF, João Cabral, recebe comenda em nome da federação.
Neste dia 04 de dezembro a Emater-RN celebrou os 60 anos da extensão rural no Rio Grande do Norte e seus 40 anos e atividades – parte deles como empresa pública e, depois, autarquia - voltados para o desenvolvimento sustentável das famílias rurais no estado. O evento marcou, também, o Dia do Extensionista Rural, oficialmente celebrado no dia 6 de dezembro.

A solenidade aconteceu em Natal, no auditório da instituição no Centro Administrativo do Estado. Entre os convidados presentes, o governador do Estado, Robinson Faria, o diretor do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Marenilson Batista, secretários de estado, deputados estaduais, representantes de federações e movimentos sociais ligados ao setor agrário, instituições financeiras, universidades, Igreja e, principalmente, extensionistas rurais de ontem e de hoje.

Autoridades prestigiaram celebração dos 60 anos da extensão rural no Rio Grande do Norte.
O governador Robinson Faria, em seu discurso, enalteceu a atuação dos técnicos e o trabalho do governo para fortalecer a instituição, apesar da crise econômica que acomete o Rio Grande do Norte e outros estados da federação. “Quero abraçar e parabenizar todos os extensionistas da Emater, que são a alma e o coração da instituição. Temos um estado que tem 93% do seu território no semiárido, e a Emater tem o papel de melhorar a qualidade de vida e fortalecer a economia do homem do campo”, disse.

Durante sua participação, concedendo aos presentes as bênçãos em decorrência da festividade, o pároco de Santa Cruz, padre Vicente Neto, lembrou a atuação da Igreja nos primórdios da extensão rural no Rio Grande do Norte, iniciada pelo município por meio da Associação Nordestina de Crédito e Assistência Rural (Ancar) e do papel desempenhado por Monsenhor Expedito, conhecido como "Apóstolo da Águas", que tinha como prioridade lutar pela distribuição da água escassa no estado.

Os presidentes da Associação dos Servidores da Emater (Assema), Emmanoel Mateus, da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Rio Grande do Norte (Fetarn), Manoel Cândido, coordenador da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Fetraf), João Cabral, deputado estadual Fernando Mineiro e o diretor geral da Emater-RN, Cesar Oliveira, também enalteceram o papel da instituição e seus desafios.

João Cabral, representando a FETRAF.
O diretor do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Marenilson Batista, e o diácono Francisco Adilson da Silva, do Serviço de Assistência Rural (SAR), ligado à Arquidiocese de Natal, foram convidados a conduzir palestra “Histórico e Perspectivas da Extensão Rural no Rio Grande do Norte”.

HOMENAGENS – O ponto alto da solenidade foi o momento das homenagens, quando seis extensionistas receberam condecorações - os mais antigos extensionistas, aposentados e da ativa, além dos mais novos a ingressarem na autarquia, representando a geração atual, respectivamente Ana Bezerra Costa e Demócrito de Almeida Assis; Neide Pereira Soares de Alcântara e José Wilson Cabral; e Ilana Queiroz Pereira e Nael Gomes Dantas. Além dos extensionistas, o governador Robinson Faria e instituições parceiras receberam homenagens pelos relevantes serviços que desenvolveram em prol da extensão rural ao longo de 60 anos no Rio Grande do Norte: Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer), Associação dos Servidores da Emater (Assema), Sindicato dos Servidores da Administração Indireta (Sinai), Caixa Econômica Federal, Banco do Nordeste, Banco do Brasil, UFRN, Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ), Universidade Potiguar, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Fetraf), Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Rio Grande do Norte (Fetarn), Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca (Sape) e Secretaria de Estado do Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sethas).  

Como parte do momento cultural das festividades, foram convidados o Grupo de Violinos de Goianinha, o poeta popular Aluízio Badu, agricultor de Currais Novos, e o maestro José Alves Júnior, de São Pedro do Potengi, no sax.

Discerramento da placa comemorativa de 60 anos da extensão rural no Rio Grande do Norte.
Governador Robison é recebido na solenidade.
Diretor geral da Emater-RN, Cesar José de Oliveira.
Poeta popular Aluízio Badu, agricultor de Currais Novos
Extensionistas foram presença marcante na solenidade em comemoração aos 60 anos da extensão rural no Rio Grande do Norte.


Fonte: Emater RN

0 comentários: