TOP

Menos agrotóxico, mais sustentabilidade


Alternativa é a palavra de ordem dentro do Programa Nacional de Redução do Uso de Agrotóxicos (Pronara), que será lançado na próxima terça-feira (3), pelo Governo Federal. Para que o campo e a cidade tenham alimentos mais puros e saudáveis à mesa, o Programa vem propor alternativas para reduzir o uso de veneno nas lavouras e para uma produção com base agroecológica. Tudo pensando no bem-estar das pessoas, no meio-ambiente e na economia.
Pode até parecer mais trabalhosa, mas uma produção de base orgânica trará benefícios a curto, médio e longo prazo para quem planta e para quem consome os alimentos, como assegura o secretário de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SAF/ MDA), Onaur Ruano.

“Teremos um impacto muito positivo para o campo, de várias naturezas: para a economia, para o meio ambiente e para os agricultores. Com o Programa, vamos reduzir os custos, reduzir ou eliminar a utilização de agrotóxicos e, com isso, deixar de contaminar solo e água. O agricultor vai ser poupado e não ficará mais tão vulnerável. Na cidade, teremos um ganho na qualidade da alimentação, na saúde da população como um todo”, elenca.

E esse tipo de produção não é mais uma novidade para o campo. No MDA, os agricultores familiares e assentados da reforma agrária já contam com diversos incentivos, para fazer a transição da horta convencional para a agroecológica. Um deles é o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), que possui uma linha exclusiva para a produção de base orgânica. Os agricultores têm um desconto maior ainda nos juros, que já estão abaixo dos praticados no mercado. O valor dos juros do financiamento cai de 5,5% para 2,5% no Pronaf Agroecologia.

“Estamos disponibilizando todo o nosso conjunto de políticas públicas para fortalecer práticas sustentáveis de produção. O Pronaf tem uma linha específica de investimento, com uma taxa de juros diferenciada para baixo em relação a um projeto produtivo convencional – isso dá uma diferença de, mais ou menos, 120% na taxa de juros anual. Então, é um grande incentivo para os nossos agricultores”, explica o coordenador de Formação de Agentes de Assistência Técnica e Extensão Rural do MDA, Cássio Trovatto.

Saiba mais: MDA


0 comentários: