TOP

Mais cidadania para 1,3 mil agricultores potiguares


Consultas no posto de saúde, fazer matrícula na escola ou abrir uma conta no banco. Atividades simples, mas inacessíveis para quem não tem documentação pessoal. Para trabalhadoras rurais de cinco municípios do Rio Grande do Norte, o momento propício para resolver essa situação começa nesta segunda-feira (19). O Expresso Cidadã, o ônibus do Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural (PNDTR), vai passar, até a próxima sexta-feira (23),  por Monte das Gameleiras, Serra de São Bento, Passa e Fica, Lagoa Danta e Lagoa de Pedras. As ações devem beneficiar cerca de 1,3 mil agricultoras e agricultores familiares.

Durante os mutirões, serão emitidos: primeiras e segundas vias de Registro de Nascimento, Certidão de Casamento, Carteira de Trabalho e RG. Quem não possui Cadastro de Pessoa Física (CPF) ou precisa fazer a inscrição no INSS também pode aproveitar a oportunidade. A foto em formato 3x4, usada principalmente em documentos, também vai ser oferecida gratuitamente.

A coordenadora do PNDTR no estado, Maria do Socorro Oliveira, conta que no mutirão também vão ocorrer discussões sobre o enfrentamento da violência contra a mulher. “É uma ação que aproxima a documentação pessoal de quem vive no campo e, ao mesmo tempo, abre um espaço para discutir temas importantes, que precisam ser debatidos”, explica.

A ação é direcionada prioritariamente às mulheres, mas homens também podem participar.
Os atendimentos ocorrem, diariamente, das 8h às 17h.

PNDTR Potiguar

Em dez anos, o MDA já realizou 344 mutirões no Rio Grande do Norte. Até hoje, mais de 39 mil mulheres foram beneficiadas com a emissão de 111 mil documentos.

Fonte:MDA


0 comentários: