TOP

Agricultores do RN entregam pauta de reivindicações ao governador


Mais de dois mil agricultores de todo o Rio Grande do Norte saíram em caminhada na manhã desta quarta-feira (11) da Central de Abastecimento da Agricultura Familiar até o Centro Administrativo, onde foram recebidos pelo governador Robinson Faria. Em seguida, os agricultores seguiram a caminhada com destino ao centro da cidade para realizar um protesto em frente a agência da Caixa Econômica Federal (CEF), como forma de pressionar o banco no processo de celeridade em relação ao Minha Casa Minha Vida Rural. 

A manifestação de hoje marcou o início da 11ª Jornada Estadual de Luta da Agricultura Familiar do Rio Grande do Norte, organizada pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Fetraf-RN).

João Cabral reunido com o governador Robson Faria.
O coordenador estadual da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Fetraf-RN), João Cabral, explicou que a mobilização de hoje faz parte da jornada de luta da agricultura familiar que acontece todos os anos. “Hoje começamos a nossa caminhada e o processo de negociação com o Governo do Estado e com a Caixa Econômica Federal”, explica.

Entre as pautas de reivindicações da categoria, está, primeiramente, o funcionamento da Central de Abastecimento da Agricultura Familiar, que foi inaugurada há cinco anos, mas nunca funcionou para que os agricultores pudessem comercializar os seus produtos.

“Queremos o funcionamento da Central de Comercialização para que os agricultores possam reagir diante desse momento de escassez. Essa Central foi inaugurada, sem conclusão. Lá dentro, só tem o prédio, faltam as câmeras frias, dentre outras. Foi uma Central que foi criada para melhorar a vida do agricultor, mas não saiu do papel. Precisamos dela funcionando para que possamos escoar a produção dos agricultores”, afirma João Cabral.
Dep. Mineiro, João Cabral e Eraldo na caminhada hoje pela manhã.
Além disso, o movimento pede que o Governo do Estado viabilize assistência técnica para os mais de 500 projetos agroecológicos que existem atualmente no Rio Grande do Norte. “Queremos também a recuperação e instalação imediata de 550 poços tubulares já perfurados, além disso, temos 300 poços para ser perfurados em 57 municípios”, pontua João Cabral. A Federação também cobra a construção de novos açudes e barreiros de pequeno e médio porte, além da limpeza e reforma dos já existentes, em parcerias com as Prefeituras. “Queremos que o Governo viabilize e disponibilize recursos para que possamos construir duas mil tecnologias de captação de água, como cisterna calçadão e barragem subterrânea”.

“A nossa pauta tem uma série de pontos, mas a questão hídrica é a mais séria, é a principal, pois hoje estamos com uma redução de aproximadamente 60% no rebanho bovino em função da seca dos últimos quatro anos. A nossa grande batalha é que tenhamos um grupo de trabalho oficial, envolvendo as secretarias da área mais as instituições do Estado que discutam permanente a questão do semiárido, tentando integrar as várias políticas públicas para a agricultura familiar”, destaca João Cabral, coordenador da Fetraf-RN.

João Cabral disse que os agricultores estão preocupados com o risco de o inverno deste ano ser irregular, assim como vem acontecendo nos últimos anos. “Isso pode dificultar ainda mais a nossa convivência com o semiárido, pois já estamos com escassez de água para animais, consumo humano e produção. Não podemos apenas esperar pelo âmbito nacional, precisamos avançar essa discussão a nível estadual também”, considera o coordenador da Fetraf-RN.
Agricultores do RN em caminhada para o Centro Administrativo


Fonte: Jornal de Hoje

0 comentários: