TOP

Território da Cidadania Potengi, debate Canal Monsenhor Expedito


O Colegiado do Território da Cidadania Potengi em reunião nesse dia (25) de fevereiro no auditório do (CEMTRAF) Centro de Treinamento da Agricultura familiar, em São Paulo do Potengi/RN, discutiu vários temas entre eles a proposta de construção do Canal Monsenhor Expedito que ligará a barragem Armando Ribeiro a Região Potengi. 

O Colegiado é formado por instituições governamentais e não-governamentais de 11 municípios da referida região, e tem como Coordenador geral, o vereador João Cabral.

No evento foi apresentado por Hugo Tavares, a proposta de um Projeto para a construção do  Canal Monsenhor Expedito, com o objetivo de trazer água em um canal aberto da Barragem do Açu para a Barragem Campo Grande, em São Paulo do Potengi, contemplando vários municípios, vindo pelo o entorno da BR 304.

O assunto foi amplamente discutido por todos os presente, saindo várias idéias e sugestões para agendas futuras: como a proposta do Vereador João Cabral que o canal passe por São Rafael, Santana do Mato, Boodó desaguando na foz do Rio Potengi em Cerro Corá, descendo por gravidade para a Região Potengi.
Ainda foi proposto que esse debate seja feito em vários Fóruns, como a reunião do Clero da Igreja católica, fóruns de políticos e espaços da sociedade civil de todo estado.
Sendo sugerido ainda, que se pensa a criação de uma coordenação estadual, para que em breve articule a elaboração de um estudo tecnico da proposta, para em seguida elaborar o projeto de viabilidade econômca e social do canal.


0 comentários: