TOP

Você sabia?... Padre Cícero teve participação na formação do povoado São Paulo, que deu origem a São Paulo do Potengi

A história do nosso município, São Paulo do Potengi, conta que o Padre Cícero, de Juazeiro do Norte, teve participação na decisão da formação do povoado São Paulo, que deu origem a São Paulo do Potengi.

Entenda a história:

No início do século passado, o Rio Potengi dividia, onde hoje é nossa cidade, entre São Gonçalo do Amarante e Macaíba. A margem esquerda desse rio, existia um povoado chamado "Juremal",  com terras pertencentes a São Gonçalo do Amarante. Bento Urbano de Araújo, morador e comerciante daquele povoado, temendo as enchentes e inundações que ameaçavam, resolveu pedir ao chefe do Juremal o Sr. Avelino Pinheiro, para mudar-se para um local mais afastado do rio. Tendo seu pedido negado, procurou e contou a situação ao Cel. Manoel Maurício Freire, chefe político de Macaíba, município a qual pertencia as terras a margem direita do Rio (onde hoje fica localizado o Centro da cidade). Devido a problemas políticos com Estevam Moura, Chefe político de São Gonçalo do Amarante, a resposta do chefe político de Macaíba foi imediata: "Vamos formar um povoado do lado de Macaíba próximo ao Juremal".

Apesar da empolgação do Cel. Maurício Freire, Bento Urbano de Araújo não quis tomar uma decisão precipitada, fez uma consulta através de carta ao padre “Cícero do Juazeiro”, de quem era devoto. A carta relatava o acontecimento e sugeria o nome “Liberdade” para o novo povoado. A resposta do Padre chegou dias depois aprovando o projeto de criação do povoado e sugerindo outro nome. O nome sugerido pelo padre foi “São Paulo”, por ser um cidadão romano de grande bravura e virtudes, iria combinar muito bem com o povoado. Com o consentimento do padre Cícero, Bento Urbano de Araújo resolveu aceitar a decisão do Cel. Maurício Freire, e formar o povoado a margem direita do Rio.

Ao chegar ao novo povoamento, Bento Urbano de Araújo instalou residência, construiu vários armazéns e começou a participar efetivamente do desenvolvimento da localidade, trabalhando na implantação da feira e incentivando seus amigos e antigos vizinhos a também se mudarem para São Paulo.

O Decreto 603 de 31 de dezembro de 1938 elevou o povoado à condição de distrito com o nome de São Paulo do Potengi, unindo a religiosidade do povo ao rio que banhava o território.

No dia 30 de dezembro de 1943, através da Lei N° 268, São Paulo do Potengi foi desmembrado de Macaíba, tendo incorporado aos seus domínios parte das terras do município de São Gonçalo do Amarante.

0 comentários: