TOP

Conheça a luta para a conquista da Agência do INSS de São Paulo do Potengi


Há pouco mais de um mês atrás, mais precisamente no dia 06 de junho, foi inaugurada a Agência do INSS de São Paulo do Potengi. Um sonho realizado, uma luta travada durante 9 anos, desde de março de 2005.

Conheça toda a luta para a conquista da Agência da Previdência Social para o Potengi, desde a primeira reunião, até a inauguração.
Em março de 2005, acontece a primeira reunião pela Agência do INSS no Potengi.
A primeira reunião, ocorreu no dia 18 de março de 2005 em São Paulo do Potengi. Naquela oportunidade, o prefeito do município era Naldinho, na sua primeira gestão. Naldinho deu o pontapé inicial, reivindicando a vinda da agência, em reunião com Edson Renovato de Oliveira Junior (Gerente Executivo do INSS de Natal), Dário Alves (Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais), Secretários Municipais, e representantes dos municípios do Potengi.
Em fevereiro de 2009, a Deputada Fátima Bezerra faz requerimento solicitando a implantação da Agência.
A Deputada Federal Fátima Bezerra, sugeriu através de Requerimento de Indicação nº 3.639 ao Excelentíssimo Senhor Ministro de Estado da Previdência Social, José Barroso Pimentel, a implantação de uma Agência da Previdência Social em São Paulo do Potengi, dentro do Plano de Expansão (PEX).
Em maio de 2009, a então Ministra Chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, solicita estudo sobre pedido da deputada Fátima, sobre implantação da Agência no Potengi.
Em 18 de maio de 2009, através do Ofício nº 295, a então Ministra Chefe da Casa Civil Dilma Rousseff, solicita estudo sobre o pedido de implantação da Agência do INSS em São Paulo do Potengi.

Em junho de 2009, o Gerente Executivo do INSS de Natal, apresenta estudo de viabilidade técnica para implantação da Agência.
Em junho de 2009, o Gerente Executivo do INSS de Natal, Edson Renovato, apresenta estudo de viabilidade técnica para implantação da referida agência no Potengi. O Sr. Gerente Executivo do INSS, solicita da Prefeitura Municipal de São Paulo do Potengi, documentação dominial do terreno e Lei que autorizou a doação do mesmo devidamente sancionada.
Em 2009, a Câmara de São Paulo do Potengi aprova lei do executivo municipal autorizando a doação do Terreno.
Ainda em 2009, a Câmara Municipal aprovou lei do executivo municipal, autorizando doação de terreno para construção da agência do INSS de São Paulo do Potengi.
Em abril de 2011, o vereador João Cabral, representando o Território da Cidadania Potengi, se reúne em Brasília com a Deputada Fátima e o Ministro Garibaldi.
Em abril de 2011, o vereador João Cabral, representando o Território da Cidadania Potengi, teve reunião em Brasília-DF com o Ministro Garibaldi e deputada Fátima Bezerra, para tratar do andamento do projeto do INSS na Região Potengi.
Em junho de 2011, a Previdência Social comunica a Prefeitura de SPP que o município não seria contemplado com a construção da Agência.
No dia 28 de junho de 2011, a Previdência Social através do ofício nº 274, comunica a Prefeitura Municipal de São Paulo do Potengi, na época administrado pelo prefeito Azevedo, que o município não seria contemplado com a agência naquele momento, devido não ter uma população acima 20 mil habitantes, ficando assim para projetos futuros.
Em junho de 2011, o Território da Cidadania Potengi solicita ação política da Deputada Fátima junto a Previdência Social e Casa Civil, para viabilizar vinda da Agência.
Em julho de 2011, o Território da Cidadania Potengi, representado pelo vereador João Cabral, em reunião do seu colegiado, solicita da Deputada Federal Fátima Bezerra, uma ação política, junto ao Ministério da Previdência Social e Casa Civil para que seja viabilizada novamente a vinda da Agência do INSS para o Território Potengi, inclusive com uma justificativa incluindo 11 municípios, totalizando uma população próxima de 80 mil habitantes.

Ainda em junho de 2011, a Deputada Fátima Bezerra consegue inclusão de São Paulo do Potengi no PEX e destina emenda de 500 mil reais para garantir construção do INSS.
A deputada Fátima fez gestões junto ao Governo Federal em junho de 2011, conseguiu a inclusão da Agência do Potengi no PEX - Plano de Expansão, usando a Justificativa de que a agência beneficiaria 11 municípios e cerca de 80 mil habitantes. A deputada destinou emenda de 500 mil reais para garantir o início das obras para implantação da agência.

Em maio de 2013, começa a construção da Agência.
Teve inicio no dia 07 de maio de 2013, a construção da unidade do INSS, Instituto Nacional de Seguridade Social, na cidade de São Paulo do Potengi/RN, na Rua General Dantas.

Em junho de 2014, foi inaugurada a Agência do INSS de São Paulo do Potengi.
Cerca de 500 pessoas participaram no dia 06 de junho de 2014, da inauguração da Agência da Previdência Social, em São Paulo do Potengi. A unidade foi inaugurada pelo Ministro Garibaldi, pela deputada Fátima e pelo prefeito Naldinho.

0 comentários: