TOP

Lula, um Político para História



Lula, sempre em sintonia como povo



Depois de ter sido um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores, em 1980, o metalúrgico e sindicalista Luiz Inácio Lula da Silva, naquela época apenas Lula, foi candidato, em 1986, a deputado federal pelo estado de São Paulo. Foi o parlamentar mais bem votado no país e chegou a Brasília para participar da Assembleia Nacional Constituinte.


A bancada do PT era formada por dezesseis deputados federais e nenhum senador. Lula lembra que o partido queria aprovar um texto mais avançado. Uma Constituição que reforçasse a luta pela reforma agrária, a estabilidade no emprego, o imposto sobre as grandes fortunas e a criação do Ministério da Defesa.
Como não houve essas conquistas, o PT votou contra o relatório final, mas, Lula lembrou que o partido assinou e assumiu a nova Carta, em responsabilidade com o processo social e político do país. Ainda na avaliação do ex-presidente da República, as discussões no Plenário da Constituinte foram essenciais para o amadurecimento de ideias e concepções.

Além disso, Lula acredita que a Constituinte foi um momento histórico, com a primazia da política no seu sentido mais nobre. Os partidos e os movimentos sociais exerceram a atividade política até o limite de suas possibilidades, com o envolvimento de todas as lideranças representativas, afirma.

Essa foi a única vez que Lula teve um mandato no Poder Legislativo. Em 1989, em 1994 e em 1998 se candidatou à Presidência da República. Foi derrotado nas três vezes. Chegou ao Palácio do Planalto em 2002 e, quatro anos mais tarde, foi reeleito.

0 comentários: