TOP

PT debate no Potengi política e desenvolvimento regional, com Fátima, Mineiro e João Cabral





São Paulo do Potengi recebeu na tarde deste sábado (17) a caravana do PT em mais uma edição do “PT Debate o RN”. Seminário foi realizado no CEMTRAF e reuniu a deputada federal Fátima Bezerra, o deputado estadual Fernando Mineiro, o vice-prefeito de Ielmo Marinho, Francenilson, o vereador João Cabral, além das representações políticas de toda região do Potengi.
                                                                                                                               
Fátima Bezerra fez um panorama geral sobre a conjuntura política nacional, ressaltou os avanços dos governos Lula e Dilma ao longo desses dez anos, o papel das manifestações sociais e as respostas do governo federal (pactos pela educação, mobilidade, responsabilidade fiscal, saúde, reforma política).

“Ao longo desses dez anos o PT construiu um legado na educação. É só a gente entrar aqui em São Paulo do Potengi, por exemplo, que nos deparamos com o belíssimo prédio do IFRN. Isso é resultado do trabalho do PT e faz parte do processo de expansão da educação profissional em curso. Para avançar ainda mais foi fundamental a aprovação dos royalties, o que vai acelerar a aprovação do PNE para construirmos mais uma década de avanços e conquistas para a educação, tais como: universalizar e ampliar o acesso à educação e a valorização do magistério. Recentemente foi entregue ao MEC um documento que reivindica um novo ciclo de expansão da educação profissional e ensino superior no RN. Proposta que é assinada pela UFRN, UFERSA, IFRN e UERN foi fruto de debates em parceria com nosso mandato”, explica a deputada.

O vereador João Cabral, falou sobre desenvolvimento regional, citando o fim da cultura do algodão na década de 80, a destruição do Rio Potengi, a quase dizimação do rebanho bovino, com redução sistemática da cadeia do leite, ressaltou ainda a falta de unidade regional dos políticos com mandatos, em torno de um desenvolvimento sustentável da região.

Presentes também o presidente do PT-RN, Eraldo Paiva, o secretário de Relações Institucionais Olavo Ataíde, o presidente do PT local Johan Adones, Dário Alves do MDA, além de representantes do partido na região.







0 comentários: