TOP

Lançamento do Livro de Monsenhor Expedito em São Paulo do Potengi


Dom Jaime e Prefeito Naldinho

Aconteceu na terça-feira, dia 18 de junho, um evento histórico em São Paulo do Potengi. O lançamento da 2ª edição do livro "Pelos Caminhos do Potengi" de Monsenhor Expedito Sobral de Medeiros. O livro é uma reedição do discurso proferido por Monsenhor Expedito quando completou 50 anos de atuação em nossa cidade.

Atendendo a diversos pedidos, Monsenhor Expedito elaborou o livro que teve sua primeira edição lançada em 1990 por iniciativa do Governo do Estado do RN, através da Fundação José Augusto, sendo uma edição bastante simples.

Através do Grupo de Estudos da Complexidade da UFRN (GRECOM) e da Arquidiocese de Natal, a 2ª edição tornou-se uma realidade e foi lançada pela primeira vez no auditório da FIERN, no mês de maio, em Natal, com a presença do amigo e hoje ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves, além de arcebispos eméritos e diverso amigos de Monsenhor e autoridades.

Já naquela data, o prefeito Naldinho fez o pedido ao arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, que o atendeu, ficando para este dia 18 de junho, na Câmara Municipal de São Paulo do Potengi.

A solenidade contou com apresentação e discursos de Hugo Tavares (funcionário do IBGE e amigo de Monsenhor Expedito), Domingos Sávio (presidente da Câmara Municipal), padre Ramos (pároco de São Paulo do Potengi), José Leonardo (prefeito) e Dom Jaime (arcebispo metropolitano de Natal). O evento contou com a presença ainda do vice-prefeito municipal, Eugênio Pacelli, do deputado estadual Tomba Farias, da Madre Superiora Irmã Izolde Korbi, de padres e auxiliares da Arquidiocese e da Pastoral da Comunicação, de amigos de Monsenhor Expedito à exemplo do Dr. Otávio Lamartine, dentre outros potengienses.

Em seu discurso, o prefeito Naldinho destacou algumas histórias interessantes em que conviveu com Monsenhor e que presenciou com amigos. Muito emocionado, Naldinho destacou sua amizade com o padre. "É como abraçar o nosso padre Expedito nesta noite", disse o prefeito.

O ponto alto da noite foi a palestra proferida pelo arcebispo metropolitano da Arquidiocese de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, que falou sobre a vida de Monsenhor Expedito e seu legado, destacando diversos episódios e falou sobre seu projeto de lançar um livro sobre a vida do Monsenhor baseado na sua dissertação de mestrado com o tema "Monsenhor Expedito Sobral de Medeiros: Um Arauto da Dignidade Humana no Sertão Potiguar".

Hugo Tavares

0 comentários: