TOP

Vereador João Cabral participa de capacitação do programa de cisternas



Mais de 19 famílias receberam a capacitação obrigatória para ser beneficiária do programa de cisternas, a capacitação aconteceu na sede da Associação na Comunidade de Lagoa comprida neste sábado (09).

Participaram do evento: João Cabral- vereador e coordenador geral da FETRAF-RN, Manoel Marcionilo- SINTRAF, João Marques - coordenador do FORUM, Paulo Gracino-presidente da Associação e o Presidente do SINTRAF- João Maria.

Dos beneficiários presentes, 07 eram da comunidade de Lagoa da Quixaba e os demais da comunidade de Lagoa Comprida.

O curso sobre Gerenciamento de Recursos Hídrico prepara as famílias para o processo de gestão das cisternas, durante e depois da construção, além de orientar sobre os cuidados com a cisterna, limpeza das calhas, telhados, forma de tratamento d’agua para o consumo humano e as principais doenças causadas por falta de cuidado com as águas.

Histórico
A captação de água da chuva por meio de cisternas de placas de cimento surgiu da necessidade de se garantir a essas famílias carentes o acesso à água potável e tem se configurado em um dos mais importantes benefícios em favor dessas populações.

Em 2000 surgiu o Programa Um Milhão de Cisternas (P1MC) (ARTICULAÇÃO NO SEMIÁRIDO BRASILEIRO; 600 mil cisternas construídas).

0 comentários: