TOP

Audiência pública debate falta d'água na região do Potengi

Ontem a tarde foi realizada na Assembléia Legislativa do RN, uma audiência pública para tratar do problema de abastecimento d'água no Potengi.

A audiência foi solicitada pelo Território da Cidadania Potengi e presidida pelo deputado estadual Fernando Mineiro.

Uma caravana com 150 pessoas partiu dos municípios do Potengi, onde estiveram presentes além de usuários d'água do Território, prefeitos dos municípios de São Tomé, Eloi de Souza, São Paulo do Potengi, entre outros. O vereador João Cabral também esteve presente junto com Dário Alves e outras autoridades de outros municípios.

Na audiência compareceram também representando a Caern o seu diretor Ricardo Cézar, e Alexandre Magno representando a Funasa.

A Semarh, secretaria de recursos hídricos do estado na pessoa de seu secretário Gilberto Jales, foi convidado, mas nem apareceu nem mandou representante.

A situação é preocupante, segundo o diretor da Caern Ricardo Cézar, pois a Lagoa do Bonfim está no seu limite prudencial, e chegará num limite que não vai mais poder bombear água para a adutora.

A possível solução só virá a médio prazo (no mínimo 06 meses), pois foram furados 12 poços ao redor da lagoa e está sendo construído um sistema adutor que será integrado a adutora Monsenhor Expedito, e dessa forma solucionar o problema da falta do precioso líquido na casa dos usuários.

Segundo o mesmo o atual sistema adutor tem uma carência de 650 m³ d'água por hora. 

Como encaminhamentos foi proposto pelo vereador João Cabral e deputado Mineiro, a formação de uma comissão que constantemente vai ficar dialogando com o governo e vigilante no processo a implementação da nova adutora, formado por: Babá, Mineiro, Cicera, Johan e Erivaldo Dias. 

 (Vereador João Cabral)


 (Babá, Ricardo Cézar, Mineiro e Alexandre Magno)

0 comentários: